Quando estiveres a discutir com alguém repara nisto:

Repara se o que estás a fazer não é a querer ter sempre razão e repara se o que o outro está a fazer não é a querer ter sempre razão também.
  Então, se isso estiver a acontecer não existe diálogo. Mas sim uma luta para ver quem tem razão, e nem sequer se estão a ouvir um ao outro. Estão ambos apenas a formular na mente a resposta que irão dar a seguir para se sobressair...
E nesse momento o ego diz: "Yeh... ganhei, sou o maior!"

Para que exista um diálogo e a comunicação aconteça, é preciso deixar de querer ter razão e tentar entender o outro. É preciso sair da nossa mente para entrar na mente do outro e conseguir ver pela perspectiva do outro.
  Quando ambas as partes conseguem fazer isto o verdadeiro diálogo acontece. Porque passa-se a entender aquilo que o outro está a dizer e a ver através do seu ponto de vista.
  Não quero dizer com isto, que é preciso mudar de opinião, não é isso. Mas sim, deixar um pouco o ego de lado, para ver pelo ângulo de visão do outro. Depois, nunca se sabe, até pode ser que a perspectiva do outro até seja melhor... E até, quem sabe, mudemos de opinião. Ninguém é dono da verdade! Uma coisa não é apenas uma coisa... Pode ser várias em simultâneo - e assim ambos podem ter razão!
  E também pode acontecer uma outra coisa muito interessante: pode-se aprender algo novo nesse dia! 
- Eu já reparei nisto e estou a tentar mudar... A sério que estou!

Célia Marques 11/10/21




Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha vida num enredo

O tempo está a contar

Nada é em vão