O mistério do bolo desaparecido
Numa sexta-feira de manhã em que estava de folga, resolvi fazer dois bolos. Apetecia-me. O meu filho mais novo iria receber os amigos em casa nesse dia e assim eu teria um "mimo" para eles.
Decidi fazer o meu tradicional bolo de iogurte, pois esse já sabia que me iria calhar bem e um bolo de maçã que vi no meu livro de receitas vegan.
Perfeito. Assim se este não ficasse bom tinha o bolo de iogurte como garantia!
Correu tudo bem exceto com o bolo de maçã, que se desmanchou ao desenformar no prato. Tudo bem, não fazia mal, ficava esse para comermos nós e o de iogurte para os amigos do meu filho.
Depois de almoço, os amigos dele chegaram e eu dei-lhes o bolo para lancharem enquanto se divertiam a jogar às cartas, Ping Pong e a dar uns mergulhos na piscina. Depois de arrumar a cozinha, descansei um pouco antes de ir fazer uma caminhada na estrada das ventoinhas. Quando cheguei a casa depois da caminhada vi que o bolo de maçã não se encontrava na cozinha. Não liguei, pensei que poderia ter sido o meu filho a levá-lo para a churrasqueira onde estava com os amigos.
Mais tarde, depois dos amigos dele terem ido embora perguntei-lhe:
- Levas-te o bolo de maçã para comeres com os teus amigos?
- Não. - Respondeu ele.
- Então onde é que está o bolo de maçã?
- Não sei... Que estranho! - Disse ele admirado e saiu de casa, pois já estava atrasado para ir a um ensaio de música que estava marcado para as 21h:30m. Também fiquei admirada, mas não liguei mais ao assunto e para falar a verdade até me esqueci.
O meu filho mais velho tinha ido jogar ténis ao final da tarde com os amigos dele, e quando chegou a casa o irmão já tinha saído para o ensaio, então disse-me assim:
- Mãe, o bolo que tu fizeste estava delicioso, comi-o todo ao lanche!
- Comeste-o todo sozinho? Não guardaste um bocadinho para nós? - Disse eu incrédula.
- Então mãe.... Não fizeste dois bolos? - Perguntou ele.
- Fiz, mas não eram iguais. Um deles era de iogurte e dei-o para o mano comer com os amigos.
- Pronto, não sabia. Pensei que tinhas feito dois bolos iguais e que eles eram só para nós, assim não fazia mal se comesse um deles todo!
- Tudo bem filho, eu depois faço outro. Eu só não sabia onde estava o bolo.
- Eu também queria ter provado o bolo. - Disse o Mário, que tinha acabado de chegar a casa do trabalho.
- Amanhã faço outro bolo de maçã e desta vez faço-o a dobrar! Disse eu divertida com a situação, porque o bolo apesar de ter ficado desmanchado acabou por ser um sucesso.
Já era tarde quando o meu filho mais novo chegou a casa do ensaio, então até me esqueci de lhe dizer o que tinha acontecido com o bolo. Mas no dia seguinte quando estávamos os três a almoçar disse-lhe:
- Está descoberto o mistério do desaparecimento do bolo... Foi o mano que o comeu todo.
- Comeu-o todo? Então meu - disse ele ao irmão - eu só comi umas migalhas que a mãe me deu quando desenformou o bolo!
- Epá, desculpem! - Respondeu ele.
- Pronto, não faz mal! - Disse eu feliz e divertida com aquela situação.
Não me considero lá grande cozinheira, mas desde que me tornei vegetariana, tenho gostado bastante de cozinhar. Habituei-me a procurar comidas veganas e vegetarianas e esse tempo que passo na cozinha é muito bom para mim. Especialmente quando os meus filhos gostam dos meus bolos e dos meus cozinhados vegetarianos e veganos!
São momentos simples como este que enchem o meu coração! Não adianta procurar por momentos grandiosos e perfeitos, pois os melhores são sempre os mais simples! Tenho aprendido com o tempo e com a vida que a felicidade é um momento presente no agora. Não está no amanhã, ou quando isto ou aquilo acontecer... também não vale a pena querer que se repita um momento, porque ele nunca será igual. Cada momento é único e o bom disso, é ser feliz por tudo e por nada, sem ter nenhuma expectativa.
Célia Marques 22/08/21
Identifico-me com esse rapaz que comeu o bolo todo... ahaha xD
ResponderEliminar