Flexibilidade

Quando era criança adorava ver na televisão patinagem e  ginástica artística. Admirava a beleza e a agilidade com que os atletas faziam as piruetas nas competições, especialmente as raparigas. Ainda hoje gosto muito desses desportos e admiro a flexibilidade dos atletas. Gostava de ter praticado ginástica artística, mas nunca se proporcionou... 
Já adulta pratiquei Kempo. Uma arte marcial em que se treina combates, defesa pessoal e katas e o que mais gostava de fazer eram as katas. Porque consiste em realizar combates em "sombra" e isso é muito artístico e belo, mas também é preciso ser bastante flexível. Quando eu comecei a praticar tinha 37 anos e já não tinha muita flexibilidade física, mas foi muito bom para manter a forma e aprender mais sobre artes marciais, embora por agora não esteja a praticar. Actualmente para manter a boa forma e a flexibilidade, faço caminhadas e pratico um pouco de yoga, que é uma actividade que promove a saúde física, mental e espiritual. O yoga é ideal para fazer a ponte entre corpo, mente e espírito. 

Não é só o corpo que precisa ser treinado para estar em forma e saudável, mas todo o nosso ser. Acredito que ao praticar qualquer desporto já estamos a trabalhar também o nosso ser subtil, mas necessitamos fazer mais para sermos flexíveis internamente e vivermos em harmonia. 
  Para isso é preciso treinar a mente para tomar consciência das nossas atitudes, pensamentos e emoções. Porque quando as  reconhecemos aumentamos a flexibilidade emocional e melhoramos a nossa relação com os outros e connosco. As práticas espirituais  ajudam-nos a ter mais percepção, melhor intuição, a sermos mais conscientes, a estarmos centrados e conectados com a fonte divina. Precisamos de fazer algo que nos ajude nesse propósito. Não importa se é através da religião, de uma forte conexão com a Natureza, ou com meditação, oração, yoga... ou  de leituras que nos elevem. Cada um precisa de encontrar o seu meio de conexão. Deus está à nossa espera para nos conectarmos com Ele!
  Fortalecidos por Deus elevamo-nos espiritualmente e aumentamos também a nossa flexibilidade  emocional e mental. Devemos assim trabalhar a tríade corpo, mente e espírito todos os dias para sermos flexíveis, equilíbrados, conectados e a cada dia o melhor que podemos ser como pessoas. 
  Para tudo é preciso treino, já que ser perfeito é uma coisa rara. Diria até que não é deste mundo. Aqui estamos todos para aprender e treinar com sangue, suor e lágrimas!
Bora treinar?

Célia Marques 28/08/21

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha vida num enredo

O tempo está a contar

Nada é em vão