Um ensinamento Budista
É o seguinte:
A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.
Este é um ensinamento Budista profundo, que eu tenho tido a oportunidade de colocar em prática na minha vida. Umas vezes com sucesso, outras nem tanto, mas sempre com uma vontade muito grande de vencer!
Para esmiuçar melhor este ensinamento, quero dizer que o que entendo sobre ele é que, a dor é algo para o qual não dá para fugir... Mas ficar sempre a bater na mesma tecla, provoca um grande sofrimento que se pode e deve evitar.
A situação que gerou a dor aconteceu.
É um facto.
Então agora ela deve ser vivida, compreendida, assimilada em aprendizagem e depois esquecida. Ou então pelo menos guardada num lugar interior que não afete tanto.
Esta é uma atitude que tem de ser praticada constantemente nas pequenas e nas grandes dores. Nas dores físicas e emocionais.
Ficar indefinidamente a pensar na dor e no porque é que essa situação aconteceu, é como estar sempre a colocar o dedo na ferida e sofrer sem necessidade.
Eu realmente acredito que a dor é uma grande mestra, que vem para nos ensinar e direcionar na vida.
A dor torna-nos mais fortes!
Ainda neste contexto, aprendi que saber dominar a mente e controlar as emoções, entre outras coisas, é também muito importante para não cair num sofrimento desnecessário. Então, ter práticas que ajudem nesse propósito, é muito importante... Eu gosto de praticar yoga e meditação.
Concluindo...
Não é fácil ver para além da dor e aprender com o que ela tem para ensinar, evitando o sofrimento. E também não é fácil domar a mente e controlar as emoções... Mas quem disse que evoluir era fácil?
Eu só sei que vale a pena...
Awen /|\
Célia Marques 04/05/2024
Comentários
Enviar um comentário