Viver em verdade

Viver em verdade é bem mais complexo dos as palavras podem dizer, porque é muito profundo e mexe com todos os nossos sentimentos, emoções e consequentemente com as nossas ações. 

Mas viver em verdade é um propósito e um desafio que todos deveríamos aspirar. Porque só quando se consegue viver em coerência com quem realmente somos é que encontramos a paz que procuramos.

Eis algumas perguntas que podemos fazer a nós mesmos para descobrir se vivemos de acordo com a nossa verdade interna:
• Eu vivo em coerência com o que digo, sinto e penso?
• Eu faço aquilo que me entusiasma?
• Eu ouço a voz do meu coração e faço aquilo que ele me pede? 
• Eu sou honesto com as minhas palavras e faço uso da minha sensibilidade para não ferir o outro? - Neste ponto refiro-me a ser-se verdadeiro para com o outro, fazendo uso de palavras construtivas. Porque eu acredito que há sempre mais do que uma forma de dizer a mesma coisa.

Estas são apenas algumas perguntas que podemos fazer a nós mesmos para encontrarmos a verdade dentro de nós.

Viver em verdade para connosco e para com os outros deixa-nos tranquilos e serenos, porque sabemos que tudo acontece exatamente como tem que acontecer para a nossa evolução, mesmo que às vezes doa.

Descobrimos que independentemente de como a vida se desenrole, nós fizémos tudo aquilo que em verdade estava no nosso interior. Então, podemos até sofrer, mas a tranquilidade de saber que fomos fiéis a nós mesmos  traz muita paz interior.

Sei que não é fácil viver em verdade, porque não nos conhecemos bem e muitas vezes mentimos a nós próprios sem nos darmos conta disso. Mas fica aqui o desafio de nos observarmos interiormente sem medo, para nos vermos  como realmente somos, com as nossas qualidades e com os nossos defeitos. 

Quando nos conhecemos bem, temos mais consciência dos nossos pensamentos e das nossas atitudes. 
E sempre que não somos verdadeiros connosco e com os outros, a consciência envia-nos instantaneamente um alerta interior para aquilo que estamos a fazer, ou a pensar, que não vai de encontro com a nossa verdade.

Viver em verdade é também ouvir esse alerta da nossa consciência!

Como já disse muitas vezes, autoconhecimento é essencial  para vivermos em coerência com a nossa verdade interna e para o nosso desenvolvimento pessoal.

Que cada um procure então a sua verdade. 

Porque viver em verdade é viver em amor!

Eu vou procurando viver a minha verdade, mas também procuro não ser demasiado severa para comigo mesma quando não consigo. Está tudo bem errar, a vida é mesmo assim. O que importa é tomar consciência das nossas atitudes e dos nossos pensamentos e irmos sempre em frente procurando a nossa verdade por entre erros e acertos constantes.

Sabermos perdoar as nossas falhas e as dos outros é também viver em verdade. 

Força e coragem para todos nós... estamos juntos nesta viagem!

Boa Páscoa para todos, com Jesus sempre no coração a guiar-nos pelos caminhos da verdade e da vida! 

Awen /|\

Célia Marques
07/04/2023

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha vida num enredo

O tempo está a contar

Nada é em vão