O que é que tens para dizer ao mundo?

Eu e o meu filho mais novo adoramos cinema e estamos sempre a desafiarmo-nos um ao outro para vermos um filme. Esta semana vimos dois filmes em  que houve uma frase que me marcou em ambos os filmes; um professor de música para incentivar a sua aluna a dar o melhor disse-lhe: "tens alguma coisa para dizer ao mundo?" - referia-se a dizer algo artisticamente com a sua voz e como expressaria as suas emoções a cantar. Curiosamente no segundo filme essa mesma frase foi dita, mas agora tratava-se de um aspirante a realizador de cinema em que o seu mentor lhe fez essa mesma pergunta; referindo-se a ele espressar o que tinha para dizer através da realização de filmes.

Senti de imediato que essa frase dita em filmes diferentes dois dias seguidos, estava a dizer-me algo. 

O que é que eu tenho para dizer ao mundo?

Pensei logo que tenho muito para dizer através das reflexões que escrevo e também na forma como me espresso no meio onde vivo e trabalho. Também senti que esta frase serve para refletir sobre qual é o papel de todos nós no mundo, e de que forma cada um pode contribuir para um mundo melhor com os seus próprios dons. Nos filmes, ambos os personagens eram aspirantes a artistas, mas na vida todos somos aspirantes a ser o melhor que pudermos ser, seja lá o que isso for, desde que seja verdadeiro. Todos temos algo para dizer quando assumimos a nossa verdade. Quando somos verdadeiros encontramos os nossos dons, se ainda não soubermos quais são.

Considero que não podemos deixar-nos levar pelas avalanches dos acontecimentos do dia-a-dia sem pararmos para refletir sobre o que é que eles nos estão a querer dizer. Precisamos encontrar as ferramentas que nos ajudem a ser quem somos realmente. Acho que o cinema pode ser uma dessas ferramentas se for bem utilizado, ou seja; se escolhermos bons filmes que nos façam pensar. 
Assim termino esta reflexão com estas perguntas essenciais: O que é que tens para dizer ao mundo? Qual é a tua verdade? Sabes quais são os teus dons? 
Pensa nisto.
Awen /|\

*Filmes: CODA e The hand of god

Célia Marques 09/01/22

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A minha vida num enredo

O tempo está a contar

Nada é em vão