No amor verdadeiro cabem todas as formas de amar

No meu dia de anos, o meu filho mais novo ofereceu-me um leitor de DVD por USB. Andava para comprar um há algum tempo e ele sabia disso, então fez-me essa bela surpresa que veio mesmo a calhar! Nesse mesmo dia ao serão, decidimos os quatro, o meu marido e os meus filhos, assistir ao filme do nosso casamento, pois não o víamos há muito tempo. 
  Foi bastante nostálgico rever aquelas imagens do início da nossa vida juntos quando tínhamos a idade que os nossos filhos têm agora e a espectativa de uma vida toda pela frente... Eles adoraram ver o pai e a mãe quando tinham a idade deles e também de ver algumas pessoas que eles conhecem quando eram mais novas.

Foi há 26 anos em setembro que nos casámos, mas parece que foi ontem. Ao mesmo tempo tenho a sensação de que foi numa outra vida... Irónico não é?
  Pois é, eu e o meu marido estamos juntos há 30 anos, incluindo o namoro! A nossa vida em comum está repleta de altos e baixos como penso que acontece com a maioria dos casais, mas continuamos juntos para o bem e para o mal. Se é para sempre? Não sei, no entanto vamos trabalhando para que esse "sempre" vá  acontecendo um dia de cada vez...
  Mas aquilo que pretendo, não é escrever sobre a minha vida pessoal - e sim - fazer uma reflexão sobre as relações no geral, e também sobre as mudanças que vamos vivendo; as nossas e as da própria vida. Claro que o que eu escrevo tem sempre a minha vida como exemplo, aquilo em que acredito e o que vou aprendendo na minha jornada.

Quando somos jovens e encontramos a pessoa com quem decidimos casar, ou ficar, não sabemos que estamos em constante construção e transformação. Então há a ideia de que o amor que estamos a viver será para sempre igual, mas não é assim. Nós mudamos o tempo todo; hoje não somos igual a ontem e amanhã não seremos igual a hoje - É bom que assim seja! - Então como pode uma relação de muitos anos ser igual a quando começou? Não pode! 
  Nós evoluímos e as nossas relações precisam evoluir juntamente connosco. Temos então que reinventar o amor constantemente procurarando encontrar as várias formas de amar. No amor verdadeiro cabem todas elas! 
  
Enquanto via o filme do meu casamento, eu ia relembrando a pessoa que eu era nessa época, e pude ver que existiam vestígios de mim lá, mas já não sou eu agora. No entanto tinha todas as potencialidades de quem sou hoje. É incrível observar isso e ver que a vida é como se fosse um jogo de construção: juntamos dia após dia, todos os pedaços que vamos conquistando de nós mesmos para construirmos o nosso Ser e amadurecermos.
  A vida é um processo cheio de altos e baixos; curvas e contracurvas... Mas é para isso que vivemos - para aprender a viver e a amar! - Nada melhor do que a vida, para nos ensinar sobre a vida... Todos as nossas relações são especialistas nisso; elas ensinam-nos a saber lidar connosco, com os outros e a amar incondicionalmente!
  Existem tantas expressões do amor, que precisamos de encontrar cada uma delas para viver melhor os nossos relacionamentos. Quando cultivamos dentro de nós o amor verdadeiro as nossas relações prosperam. É uma tarefa que é individual, pois começa em nós, mas expande-se para todos à nossa volta.
  
O que escrevo aqui vale para todos os nossos relacionamentos; de marido, esposa, pais, filhos, irmãos, amigos, colegas de trabalho... Todas as pessoas que vamos encontrando na vida. Porque com todas elas temos muito a aprender, mesmo as que são como pedras no nosso caminho. Não é fácil lidar com pessoas - para mim não é - mas as relações são como portais para a nossa evolução. Quando nos conseguirmos ver no outro e vermos o outro em nós, já demos um grande passo em direção ao amor incondicional...
  Todos temos a semente do amor dentro do coração. Faço votos para que ela germine dia após dia e transforme as nossas vidas e as nossas relações num lindo jardim com as flores mais belas que existem!

E assim, ao ver novamente o filme do meu casamento, suscitou em mim a vontade de escrever esta reflexão. Espero que seja bem acolhida por quem a ler... Acreditem que escrevo de coração e com todo o meu amor!
  A todos os que leram este texto, desejo uma ótima construção da vossa vida, do vosso ser e das vossas relações... que o amor e a verdade sejam sempre as forças que vos guiam! 
Awen /|\ (Espírito que flui)

Célia Marques 15/09/21

Comentários

  1. "Se é para sempre? Não sei, no entanto vamos trabalhando para que esse "sempre" vá acontecendo um dia de cada vez..."

    👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

A minha vida num enredo

O tempo está a contar

Nada é em vão