Cada um tem em si um mundo indecifrável
Ao pensar como é que as pessoas lidam com os acontecimentos da vida, reparo que mentalmente anda meio mundo perdido sem saber sequer o que anda a pensar e a sentir. Ou pior, focando-se só em coisas negativas, deixando o que realmente importa esquecido em qualquer canto escondido do coração.
- Amor e paz! -
Essa confusão mental faz com que se perca a paciência uns com os outros e com que se deixe de escutar o que o outro tem para dizer, precisamos aprender a olhar nos olhos e ver a nossa alma através do outro...
UAU!!! que desafio!
Mas a verdade é que estamos constantemente a projetar-nos no outro, então vamos projetar amor!
Particularmente tenho dificuldade em lidar com os egos das pessoas, estas palavras são para mim essencialmente, mas tento fazer a minha parte andando sempre em frente e domando o meu próprio ego entre erros e acertos, ajustando aqui e ali sempre na direção do que mais importa... Amar verdadeiramente!
É um desafio diário!
Por isso é tão importante trabalhar a mente para a fazer entender-se com o coração, para juntos, coração e mente, entrarem em harmonia. Jesus dizia: "vigiai e orai." Acredito que o que Ele queria dizer, era isso mesmo; para estarmos atentos ao que se passa na nossa mente e no nosso coração. Ou seja: repararmos no que andamos a pensar e a sentir. Tomando consciência do que se passa em nós internamente, sem julgamentos... Quem julga é a mente, o coração ama, aceita e perdoa. Quando colocamos consciência no que se passa em nós é como se acendesse uma luz na nossa mente, ganhamos mais percepção e muitas vezes basta isso para solucionarmos muitos problemas. Porque à luz da consciência muitos problemas desaparecem.
Desta forma verificamos que se trabalharmos a nossa mente harmonizando-a com o coração individualmente, conseguiremos benefícios coletivos. Quando nos melhoramos somos capazes de sentir mais compaixão pelos outros, sendo capaz de ver as situações e as opiniões pela perspectiva do outro, mesmo que não concordemos com elas. Seremos também capazes de ver o lado positivo de cada situação e o que cada pessoa tem de melhor. Cada um tem a sua própria verdade e podemos sempre aprender uns com os outros. A verdade é como um puzzle, cada um possui uma peça, todos estão certos à sua maneira. Sei que um dia as peças se irão encaixar no sítio certo e todos iremos ver o quadro completo e admirar a sua beleza. Ou seja, iremos conhecer a verdade absoluta.
Acredito que quando melhoramos, contribuimos para melhorar o mundo. Começa sempre em nós. Precisamos conhecer-nos bem para conseguirmos colocar luz nas nossas sombras. Cada pessoa tem em si um mundo indecifrável que deve trabalhar até se harmonizar para conseguir se decifrar, e fazer o que a alma quer... e a alma só conhece o amor!
Amor, amor, amor... É repetitivo, mas é o que realmente importa não é?
Então vamos repetir a palavra vezes sem conta, até ser absorvida pelas nossas vísceras! A mente entenderá e a alma assimilará...
Meditação é necessário!
Célia Marques 29/06/21
Comentários
Enviar um comentário